Peripécias
da Construção do Farol da Barra do Chuí
- O mais meridional do Brasil.
Em 1909 noticia o jornal República em sua edição
de 6 de novembro, que o material para a construção
do Farol da Barra já estava em nosso município.
Mas, o que tem que ver essa notícia para ser destacada
nesta crônica?
Ela é tão interessante e inusitada que vale
a pena transcrevê-la e assim faremos:
Vapor Juncal
“...Este vapor que tinha ido a São Miguel
levar o material para o pharol que o governo federal mandou
edificar na Barra do Chuy foi até próximo
do Paço Real sem encontrar o menor obstáculo,
regressando dali, ontem, para o Rio Grande.”
O navio Juncal já foi motivo de
nomeação neste espaço, mas a maneira
com que o mesmo entrou no arroio São Miguel, para
descarregar a carga foi transladada dali, onde hoje está
a ponte uruguaia que liga o Chuy ao forte, e levado em carretas
para a beira das barrancas da Barra.
Dessa maneira começa a construção
desse próprio federal que grande utilidade apresentou
à navegação marítima, defendendo
os barcos atlânticos das procelas deste nosso violento
mar.
Alguns anos depois, este mesmo farol, foi acompanhado
pela construção de uma torre da mesma altura
onde foi instalado um “gigante” aero-dínamo,
o nosso velho “carregador”, cuja finalidade
era dotar aquele local de luz elétrica, extensivo
ao balneário local, que aliás, não
funcionou.
Em 1910 estava pronta a obra que depois, nos fins de 40,
foi substituído por este que se encontra altaneiro,
marcando além de seus serviços prestados,
também, a presença do limite austral do litoral
de nossa Pátria.
O Farol da Barra do Chui está localizado nas barrancas
alterosas que são a formação inicial
da costa brasileira e onde começa a nossa área
oceânica e que é o limite sul litoralenho e
que marca nestes mares bravios, a segurança dos nautas,
já que esta parte da América é um verdadeiro
cemitério de navios, onde a história brasileira
registra em 1.532 o primeiro naufrágio acontecido
aqui, com a nau Gabriel capitaneada pelo fidalgo, Martim
Afonso de Sousa, destacando também Prince of de Galles,
que resultou na famosa questão internacional entre
o Brasil e a Inglaterra, conhecida como Questão Crhistie,
além de tantos outros.
Ainda, tantos outros desastres marítimos, fez com
que neste trecho de 230 Km, entre o molhe norte do Arroio
Chui e o sul do Cassino, fossem construídos mais
três marcos de iluminação costeira,
ficando a região conhecida turística e geograficamente
como “Mundo dos Faróis” e apresentando
ao todo cinco.
Isto caracteriza nossa terra que forjou tantos homens de
fé inquebrantável e nos transformou em marco
augusto da nacionalidade.
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1º Farol
construído na foz do Chuí em 1.909 e
inaugurado no ano seguinte. |
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