A FAIXA DE CIMENTO –
CURIOSIDADE SOBRE A SUA CONSTRUÇÃO
A Rua do Comércio, depois, Treze de Maio e hoje
Barão do Rio Branco
Já
falei neste espaço sobre as dificuldades de trânsito
em todo o município e mais ainda, em nossa cidade.
O solo formado por areia e barro sempre foi um entrave para
o desenvolvimento viário desta gente.
As pedras que tanto precisamos se encontram a uma distância
de pouco mais de 20 Km., do outro lado da Fronteira Sul,
passando o arroio São Miguel, onde o derrame basalto
do Planalto Meridional Brasileiro aconteceu naquela margem
da Mirim.
Pena que na questão diplomática, quando cedemos
em condomínio ao Uruguai a posse das águas
dessa lagoa, não exigimos um pedaço desse
território com material que tanto precisamos, mais
o saibro, que por estas bandas chamamos de balastro. Questão
não vista naqueles tempos do ano de 1909 e 10.
As pessoas que demandam a esta zona ficam intrigadas pelo
fato de possuirmos a nossa rua principal formada por cimento,
a Barão, carinhosamente chamada por todos daqui,
que construída em fins de 40 e concluída em
1952, ainda se encontra sólida, apesar do movimento
constante, principalmente, o pesado, já que na época
não existiam caminhões de tantas toneladas.
Este fato prendeu-se à condição de
que, com a construção do Porto de Santa Vitória
do Palmar, o acesso até a cidade era muito difícil,
devido ao arroio Tio Bento, onde existia uma ponte estilo
açoriano, no local chamado Passo do Colchão
e os banhados chegavam até a beira da cidade. Para
resolver esse impasse pretendeu o Departamento de Portos
e Vias Navegáveis, órgão federal a
quem estava afeto o trabalho, estabelecer uma pequena linha
férrea de 5 Kms para transportar as cargas que viriam
desde “a ponta do cáis” até o
centro de nossa urbe. No entretanto, com a visão
da engenharia, mudaram-se os planos e resolveram fazer uma
estrada de cimento que hoje leva o nome de benfeitor da
obra, Getulio Vargas.
Seu trajeto estava traçado assim: saia do limite
onde normalmente ás águas lacustres chegavam
durante as cheias desse importante reservatório lagunar
e ao passar onde hoje é a Cooperativa de Lãs,
daí, numa linha reta, subiria a Coxilha do Palmar
de Lemos e passaria pelo lado sul do necrotério,
onde está a Santa Casa de Misericórdia e desembocaria
na Mirapalhete, quase em frente a Delegacia de Polícia
Estadual. Por arranjos e interesses, a mesma estrada, no
primeiro ponto referido dobrou para o norte, cruzou o Riacho
e na Casa Patella, infletou para leste, chegando até
a praça Mal. Andréa e daí, atravessou
nossa rua principal.
Aqui é que as cousas mudam! A verba que estava nas
mãos do engenheiro Silvio Lima dava para somente
chegar até a curva citada e num trabalho matemático
e uma pequena verba da Prefeitura Municipal em mãos
de João de Oliveira Rodrigues, a quadra que se estendia
desde a Andradas até a Mal. Deodoro, ficaria mais
estreita e daí até a Francisco Osvaldo Anselmi,
seguiria com a largura que conhecemos.
Da Praça Getúlio Vargas até a Avenida
Bento Gonçalves o leito continuaria a ser de areia
e barro, mas novamente, entram em cena aquelas figuras já
citadas e com as forças vivas da comunidade, algumas
pequenas ajudas estaduais e federais, o trecho pôde
chegar até ao Colégio Estadual.
Conseguimos essa melhoria que dura até agora, mas
vemos que nos locais apontados a “Faixa é mais
Curta”, que dificultava o trânsito, melhorando
quando na parte leste foi calçado com pedra irregular
e no lado do mar, modernamente, com bloquetes.
As fotos estampadas nesta crônica mostram essa curiosidade
que se nos apresenta e que tanto chama a atenção
daqueles que nos visitam, já que nós, os descendentes
daquela gente que conseguiu tão importante melhoria,
estamos acostumados a ver.
Esta foi uma luta importantíssima que marcou a honestidade
dos trabalhos daquela época, porque a construção
ainda hoje apresenta uma solidez importante, mais ainda,
demonstra a dedicação de um engenheiro que
viu no trabalho feito, um importante serviço à
comunidade santa-vitoriense e nossos administradores fizeram
de tudo para que esta cidadezinha do sul resolvesse mais
um de seus problemas: - o calçamento da rua principal
com uma Faixa de Cimento.
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