Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Seminário reuniu pequenos produtores

PlanetSul – 03/03/2005

Altair Braatz, Secretário da
Agricultura do Município

Dirigido basicamente aos pequenos produtores que tomaram financiamento Pronaf-E, o 1º Seminário Municipal de Avaliação da Orizicultura Familiar e Cultivo Orgânico cumpriu seu objetivo, segundo o Secretário da Agricultura do Município, Altair Braatz.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias do produtor rural e de sua família, que explorem parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário ou parceiro e que residam na propriedade ou em local próximo;

O Seminário realizado nesta quarta-feira (02), no Clube Caixeiral, apresentou vários painéis, destacando-se os temas Cultivo Orgânico, muito debatido pelos participantes, e o princípio do associativismo, valorizando e orientando o cooperativismo como meio de garantir melhores negociações aos pequenos produtores.

Segundo Braatz, Santa Vitória do Palmar possui aproximadamente 15.000 hectares de pequenos proprietários, com frações de no máximo 160 hectares, considerados pequenos produtores. Este ano, 35 produtores alcançaram os benefícios do financiamento, através do Pronaf, recebendo ainda o apoio das instituições envolvidas na condução de debates e troca de experiências para o melhor desenvolvimento das atividades rurais das famílias envolvidas.

Nossa intenção é de contribuir com o pequeno produtor, carente de informações, para que, através do associativismo tenham acesso a tecnologias e outros tipos de crédito para que possam produzir melhor dentro de sua propriedade”, concluiu Braatz.