|
Hermenegildo, Barra e Porto próprias para banhoPlanetSul – 06/01/2005
|
: Praias de Santa Vitória em condições de banho (Foto: Balneário Hermenegildo/PlanetSul/Arquivo) |
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) divulgou, no final da manhã de hoje (6), os resultados da sétima coleta de amostras realizada em praias do Litoral Médio (Palmares do Sul a Rio Grande) e do Litoral Sul (Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar). As informações referentes à Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba e da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai deverão ser disponibilizadas à tarde, enquanto os resultados do Litoral Norte serão apresentados amanhã (7), às 10 horas, na Central de Imprensa do Verão Gaúcho (Casa Azul), em Capão da Canoa.
Três pontos de coleta de amostras no Balneário Cassino, em Rio Grande, estão impróprios para banho. Eles localizam-se em frente à rua Buenos Aires, 200 metros à direita da rua Júlio de Castilhos e junto à Estação de Aquacultura da Furg e apontaram índices, respectivamente, de sete mil, cinco mil e cinco mil coliformes por 100 mililitros de água. Estes valores expressivos podem ser decorrentes, segundo técnicos do Departamento de Qualidade Ambiental (DQA) da Fepam, das fortes chuvas, com enxurrada, registradas na região no dia da coleta. Elas teriam arrastado esgoto cloacal, através das drenagens, para as praias.
Segundo o diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda, episódios como esse "reforçam o entendimento de que os órgãos públicos responsáveis pelo saneamento ambiental e a população devem agir em conjunto. Os primeiros, lançando a infra-estrutura de redes de coleta e estações de tratamento, e os moradores providenciando nas ligações domiciliares à rede já instalada". Ainda em Rio Grande, está IMPRÓPRIA para banho a praia do Arroio Bolaxa, nas imediações da RS 734.
Em Pelotas, no Laranjal, segue IMPRÓPRIA para banho a água no Balneário Valverde, ponto situado em frente à rua Joaquim Antônio Assunção. Em Tapes, permanece igualmente IMPRÓPRIO o ponto localizado no Camping Municipal.
Os parâmetros que definem condições próprias ou impróprias para banho são fixados pela Resolução 274, de 29/11/2000, do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Segundo esses padrões, a água está imprópria para banho quando duas de cinco amostras apresentarem valores acima de 1.000 (mil) coliformes fecais ou 800 Escherichia coli por 100 mililitros de água; ou, ainda, se a amostra mais recente apresentar valores superiores a 2.400 coliformes fecais ou 2.000 Escherichia coli no mesmo volume de água.
Todos os cinco pontos de amostragem localizados nos municípios
de Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar
apresentaram condições PRÓPRIAS para banho. Em
Pedro Osório, no camping municipal do rio Piratini; em Arroio
Grande, balneário do Pontal; e em Santa Vitória do Palmar,
no Balneário do Porto (Lagoa Mirim) e nas praias do Hermenegildo
e da Barra do Chuí.