|
Te Liga: Gravidez tem hora é uma Campanha para os JovensPlanetSul – 06/05/2005
Jovens entre 10 e 19 anos são o alvo da campanha de prevenção à gravidez na adolescência lançada pela primeira-dama do Estado, Claudia Rigotto, nesta quarta-feira (4), durante concorrida solenidade no Palácio Piratini. Precedendo o lançamento, o jornalista Gilberto Dimenstein, do centro do país, palestrou sobre o tema Educação Cura, quando disse que a melhor pílula anticoncepcional é ter um projeto de vida. Claudia fez ver que a gravidez, que deve ser vista como uma bênção, fora de hora se configura como um drama, que anualmente atinge mais de 30 mil famílias gaúchas. Hoje, de todos os nascimentos ocorridos no RS, 20% são de filhos de mães adolescentes. Pesquisa realizada pela Unesco e citada pela primeira-dama aponta que a gravidez nessa faixa etária é a terceira causa de morte e a maior responsável pela evasão escolar. A desestruturação familiar, o abandono da escola e a dificuldade em educar os filhos são as principais conseqüências da gravidez precoce. Por isso, segundo defendeu Claudia Rigotto, os jovens precisam entender que, antes de ter filhos, precisam dar prioridade à formação escolar e profissional, independentemente da classe social. Ela acrescentou que a campanha terá a participação das secretarias da Educação e da Saúde, bem como do Ministério Público. Os projetos Saúde Escolar e Saúde da Família ajudarão a sensibilizar os professores e as equipes que trabalham nos municípios. Em paralelo, uma campanha publicitária da Dez Propaganda, patrocinada pela Nestlé, veiculará cartazes, jingles, spots e comerciais. Além disso, três bandas gaúchas que se integraram voluntariamente à iniciativa apresentam em pagode, rock e rap o refrão Não deixa a juventude ir embora, te liga, gravidez tem hora, um filho é legal, mas não agora. Outro chamamento da primeira-dama foi para a família. A participação de pais e familiares confere à campanha um caráter mais amplo, já que a educação começa em casa. Planejar a família é dar aos filhos a possibilidade de crescerem dentro de um ambiente de amor, com suas necessidades básicas atendidas, avaliou Claudia. Para o jornalista Dimenstein, os jovens têm de construir um projeto de vida, pois quem olha para o futuro se preserva. Neste contexto, o maior bem de uma comunidade é a educação e o envolvimento com a escola, defendeu ele. Em nome da Nestlé, o vice-presidente Carlos Faccina falou sobre a importância de as empresas investirem em responsabilidade social. A Nestlé mantém o programa Nutrir, de educação alimentar, que beneficia 79 mil crianças carentes. O governador Germano Rigotto, o presidente do Tribunal de Justiça,
desembargador Osvaldo Stefanello, o procurador-geral de Justiça,
Roberto Bandeira Pereira, a procuradora-geral do Estado, Helena Maria
Coelho, secretários de Estado e v árias outras autoridades
prestigiaram o lançamento da campanha.
|