|
Aluno e Professora do Castelo Branco Premiados em Concurso EstadualPlanetSul – 08/12/2004
|
Numa iniciativa da Farsul/Senar, o concurso de redação, de âmbito estadual, Agrinho 2004, sob o tema Cidadania, trouxe para Santa Vitória o primeiro lugar na categoria redação de 5ª a 8ª séries. O aluno Gustavo Antunes Leston Oliveira, sob a coordenação da Professora Andréia Simone Fernandes Rodrigues, da Escola Municipal Castelo Branco, foi o vencedor do concurso.
Cada um dos 2.000 trabalhos concorrentes aos prêmios do Programa Agrinho 2004 foram avaliados minuciosamente pela comissão julgadora formada por Pedagogos e professores da secretaria Estadual de Educação e do Senar. Segundo os avaliadores, a originalidade e a criatividade de professores e alunos em explorar o tema cidadania, foi surpreendente. Para a avaliadora Maria Tereza Mendes, os trabalhos selecionados trazem mensagens positiva sobre a importância de ser cidadão “são trabalhos exemplares que vão além da sala da aula, envolvendo a família e a comunidade”.
Segundo o coordenador Cláudio Rocha, os trabalhos enviados ao concurso representam alguns dos resultados do programa que envolveu mais de 40 mil professores e cerca de 500 mil alunos das escolas públicas do Estado, “através das cartilhas com as histórias do menino Agrinho, usadas como instrumento de aprendizagem, professores e alunos puderam explorar o tema cidadania nas mais diversas formas” – complementa.
A solenidade de premiação promovida pelo Senar-RS e Farsul, aconteceu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na última segunda feira (6). Cerca de 600 pessoas entre alunos e professores de escolas públicas de 167 municípios do Estado lá estiveram para acompanhar os 100 finalistas do programa. Depois do show artístico de malabares e da apresentação do Grupo La Salle, o personagem “Agrinho”, o qual as crianças e jovens se inspiraram para fazer os trabalhos, chegou ao local do evento trazendo o nome dos vencedores. Entre os vencedores, Santa Vitória do Palmar foi destaque com o aluno Gustavo, recebendo como premio um micro-computador, e a Professora Andréia, que recebeu como premio um carro 0 Km.