|
Lula e Rigotto inauguram Usina no EstadoPlanetSul – 12/01/2005
|
Lula e Rigotto inauguram Usina do RS (Foto Nabor Goulart/Palácio Piratini) |
Na inauguração da primeira turbina da Usina Hidrelétrica Monte Claro, da Companhia Energética Rio das Antas, em Veranópolis, terça-feira (11), o governador Germano Rigotto disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Executivo gaúcho vem agindo com determinação na atração de investimentos produtivos. Resultado: em dois anos, 145 empresas de médio e grande portes se instalaram no Rio Grande do Sul ou ampliaram seus empreendimentos, consolidando as potencialidades do Estado. São R$ 14 bilhões e há um outro tanto em fase de decisão. Isso é progresso, é demanda de infra-estrutura, é, especialmente, demanda de energia, discursou.
Lula considerou, no último pronunciamento da solenidade, que a obra atende não somente às necessidades mais prementes, mas, igualmente, ao desenvolvimento de longo prazo do país. Depois, acentuou que a usina integra o primeiro processo de avaliação integrada de bacias, realizado no Brasil, para fins de licenciamento ambiental de empreendimentos energéticos, e completou que a obra seguiu um rigoroso padrão de preservação do meio ambiente, servindo de referência aos demais projetos que estão sendo implementados pelo governo.
O interior do Estado foi privilegiado no discurso da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Ela apontou que 12% dos projetos de geração de energia elétrica nova no país estão localizados no Rio Grande do Sul, sendo 12 pequenas centrais hidrelétricas, cinco usinas eólicas e uma térmica. E mais: a Eletrobrás trará ao Estado, em breve, uma missão da China para avaliar a continuidade da usina Candiota III.
A nova usina representa economia de R$ 25,5 milhões/ano e faz
parte do complexo que incluirá outras duas hidrelétricas
no rio das Antas, a Castro Alves e a 14 de Julho, no qual a CEEE tem
30% de participação. Um empreendimento como este, apontou
o governador, significa retorno em royalties e aumento de arrecadação
municipal e estadual.
Fonte: AI/Palácio Piratini