Trânsito: o que os pais e professores precisam
saber e ensinar
Planetsul 19/03/2007
No início
do ano letivo a Prefeitura Municipal, através do Departamento
de Trânsito, em parceria com o Governo do Estado, estiveram engajados
na campanha de educação e cuidados dos pedestres no trânsito.
Na hora da saída nas escolas, fiscais do trânsito (azulzinhos),
fizeram a distribuição de material educativo e orientaram
pais, professores e alunos aos riscos e acidentes.
Saiba que o risco de ACIDENTE DE TRÂNSITO aumenta na faixa entre
8 e 9 anos, que coincide com a etapa em que seus filhos utilizam sozinhos
as vias públicas.
As condutas que ofe¬recem maiores riscos às crianças
devem ser discutidas nos lares e em sala de aula. São elas:
- falta de atenção ao transitar nas vias;
- conhecimento do semáforo;
- percepção errônea das dis¬tâncias;
- velocidade dos veículos;
- brincadeiras e permanência nas vias;
- visibilidade em função da baixa estatura da criança
e o tamanho dos veículos.
Fatores que devem
ser considerados no trabalho de Educação no trânsito
para o público infantil:
Distância X Tempo X Velocidade
Uma criança não é capaz de avaliá-los corretamente.
Vida e morte: uma
coisa só
A criança não crê na morte. Para ela vida e morte
são brin¬cadeiras e por isso ela não teme a morte.
É melhor dizer que vai se machucar muito e que vai doer bastante,
e não ameaçá-la com a morte.
Dificuldades da
criança no trânsito
Antes dos 12 anos, a criança tem muita dificuldade de se virar
no trânsito, porque ela não é um adulto em miniatura.
É necessário alertá-la constantemente.
Visão X estatura
Por ser baixa, a criança não vê por cima dos carros,
não sendo também vista pelos motoristas. Ela tem que ter
muito cuidado ao atravessar no meio de carros estacionados. Além
disso, ela vê por contrastes: precisa de 4 segundos para distinguir
se um carro está em movimento ou parado.
A imitação
do adulto
Se os adultos atravessam a rua, ela também acredita que pode.
E se estão juntas, de mãos dadas, ignoram o perigo.
Prioridade de suas
próprias necessidades
Uma criança sempre procura satisfazer suas próprias necessidades.
Por exemplo, chegar aos pais ou aos amigos que estão do outro
lado da rua, ou correr atrás de bola na via.
As falsas imagens
A rua é para ela um lugar de brincar. O automóvel parece
gente e a passagem de pedestre, um lugar seguro.
Sensação
de segurança
A criança pensa que nada pode lhe acontecer, principalmente perto
dos pais, das babás, dos amigos, de sua casa ou da escola.
A criança
e o som
Seu campo visual é estreito. Vê somente o que está
diante dela. Confunde tamanho e.distância, ver e ser visto. Quanto
ao som, ela não detecta bem de onde vem. Só entende os
ruídos que lhe interessam.
Para uma criança
o carro pára mais rápido
Ela não conhece a "distância de frenagem". O
carro, que faz tudo mais depressa, deve parar mais depressa também.
Fonte: Prof. Renier
Rozestraten (USP)
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