|
Ator José de Abreu em Santa VitóriaPlanetSul – 25/05/2006
|
José de Abreu |
Famoso pelo seu trabalho, José de Abreu deixa seus personagens nas novelas da Globo para por o pé na estrada. Aqui no extremo sul do Brasil o ator apresenta sua peça “Fala Zé”. Com essa performance José de Abreu dá continuidade a uma de suas atividades favoritas: levar teatro Brasil afora, fazendo palestras para jovens universitários e secundaristas, work-shops com grupos amadores, assim como foi feito nos anos 70 com A Salamanca do Jarau, A Comédia dos Amantes montagem que em 94/95 visitou 200 cidades por 6 estados do Brasil. Tendo sempre como elemento principal o projeto de vida do ator José de Abreu, levar seu trabalho a qualquer lugar do Brasil. Como dizia Fernando Brant :”Todo artista tem de ir aonde o povo está”.
Em sua estada em nossa cidade, o ator concedeu entrevista exclusiva a PlanetSul.
PlanetSul – Como é essa sua andança pelo Brasil com sua peça, pois é difícil termos aqui no extremo sul do Brasil, cidade pequena, um ator de sua grandeza. Isso é uma proposta de levar aos pontos mais distantes a oportunidade da arte ao povo?
José de Abreu – Sem dúvida. É óbvio que não dá pra fazer isso a vinda inteira, mas de vez em quando tiro um tempinho da minha vida pra rodar o Brasil. Em 2004 eu rodei o interior de São Paulo com uma peça chamada “A comédia dos Amantes”, fiz alguns municípios aqui do sul mas a base era São Paulo e Minas. Agora esse projeto, na verdade são dois, um se chama “Um Gaudério de volta ao pago”, vou 3 meses aqui no sul, estou completando dois meses agora. Meu projeto é visitar estados do Chui ao Oiapoque, não com esse tempo, pois não teria como 3 meses em cada estado.
Planetsul - E qual é a expectativa para se apresentar ao público de Santa Vitória do Palmar?
José de Abreu – Excelente. A peça já está lotada a dois dias e não para a solicitação de ingresso. O teatro é muito bonito, já o visitei a 30 anos atrás. Acho que vai ser um show legal, vai ser muito gostoso.
Planetsul - E as novelas. Quando teremos o retorno de José de Abreu na telinha?
José de Abreu – Começo a gravar agora em setembro a mini série “Amazônia – De Gaudêncio a Chico Mendes”, é o nome provisório, da Glória Peres, ela é Acreana, e é mais ou menos a história do Acre. Guerra com a Bolívia, um gaúcho que foi pra lá. Vai ser em 3 fases e eu vou participar da segunda fase. Então em janeiro estou de volta. É muito melhor fazer mini-série do que novela, mais curto e vai me dar tempo de ficar andando até setembro.