Quem somos
Coberturas
Notícias
Revista
Enquetes
Classificados
Arquivo
José Golgerci
J. C. Lima
Políbio Braga
Colaboradores
Zero Hora
Correio do Povo
Diário Popular
O Globo
Gazeta Esportiva
Clima Tempo
Weather Channel
UFPel
Tempo Agora
Banco do Brasil
Banrisul
Bradesco
Caixa Federal
Santander
Secretaria Fazenda RS
Receita Federal
Proc. Geral da União
TRT
TRE
INSS
Detran-RS
Consulta CEP
Lista Telefônica
 
 

Santa Vitória em “Estado de Emergência”

PlanetSul – 27/01/2005

Prefeito Cláudio Pereira decreta Estado de Emergência (Foto CCS/PM)

O prolongamento da estiagem que assola o Estado do Rio Grande do Sul provocou a Decretação da situação de “Estado de Emergência” no município de Santa Vitória do Palmar, pelo Prefeito Cláudio Pereira, nesta quarta-feira (26).
A decisão foi tomada em virtude do prolongamento da estiagem e das conseqüências que já se manifesta na produção primária local e após relatos de produtores nas reuniões que antecederam a tomada de decisão do Prefeito, ao assinar o Decreto 009/2005, implantando o Estado de Emergência.
A estiagem reduziu sensivelmente o nível de água das lagoas Mirim e Mangueira, principais mananciais hídricos de Santa Vitória do Palmar, afetando diretamente o abastecimento de água potável e a produção primária, base da economia do município.
A precipitação pluviométrica em novembro e dezembro de 2004 e janeiro de 2005 esteve em torno de 40 por cento da média normal.
Conforme o relatório produzido pela Secretaria da Agricultura, a seca já produziu forte impacto na produção de arroz, hortaliças e pecuária, além da atividade pesqueira que poderá ter uma redução do potencial nos próximos meses.
“Essa situação de estiagem prolongada está trazendo uma grande quebra nas culturas de seco, especialmente sorgo e milho, o que trará conseqüências na produção de leite no inverno”, destacou o Prefeito Cláudio Pereira, salientando ainda que “caso essa situação permaneça pelos próximos 20 dias, os prejuízos serão incalculáveis.”