|
Bolsa do arroz facilita a venda da SafraPalácio Piratini/Assessoria de Imprensa
|
Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul podem contar com uma parceria certa na hora da venda do seu produto. A Banrisul Corretora de Valores, com o apoio do Governo do Estado, coordena o programa Bolsa do Arroz, sistema de comercialização da safra através do pregão eletrônico da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM). O objetivo é oferecer aos produtores acesso a mecanismos de mercado que garantam preço justo na época da venda do seu produto.
Entre as vantagens da Bolsa do Arroz pode-se destacar: o preço à vista; a garantia de entrega do produto; a qualidade e depósitos certificados; maior oferta de compra e venda; acompanhamento dos leilões via site www.bbmnet.com.br; segurança e visibilidade pública e sistema ágil de comercialização.
Podem participar do programa pessoas física e jurídica, como produtores de arroz, diretamente, ou através de associações, cooperativas e sindicatos. Participam, também, o Governo do Estado, através da Banrisul Corretora de Valores, Irga, Emater e Banrisul, juntamente com a BBM, Federarroz e Farsul.
Dentre os principais objetivos da Bolsa do Arroz estão: otimizar a comercialização da safra de arroz, possibilitando melhores resultados aos produtores; disponibilizar os mais modernos instrumentos de comercialização de mercadorias; divulgar, de forma isenta e com credibilidade, os resultados dos pregões, de modo a criar instrumento para balizamento de preços e orientação do mercado; realizar negócios com segurança e liquidez; possibilitar que as ofertas de produto sejam divulgadas em nível nacional, utilizando-se de pregões via Internet e consolidar o mercado físico de produtos, dando sustentação ao mercado futuro, implantando e desenvolvendo outros mecanismos de comercialização.
Os contatos para maiores informações sobre o programa Bolsa do Arroz podem ser feitos pelo telefone 51. 3215-1264, na rede de agências do Banrisul bem como no Irga, Farsul e Federarroz.